Somos médicos cirurgiões habilitados em cirurgias minimamente invasivas (cirurgia robótica, videolaparoscopia, laser, endopex e EPSiT) para tratamentos de doenças que afetam a parede abdominal, vesícula biliar, intestino grosso, reto e ânus.

Contato

11 94557-9041

Técnicas minimamente invasivas para tratamento de hemorroidas

Cirurgia de hemorroidas sem cortes

Endopex – desarterialização hemorroidária guiada por ultrassom dopler, também conhecida como cirurgia de hemorroidas sem cortes e como THD, esta técnica é indicada para hemorroidas que saem do interior do ânus e também sangram.

Com o paciente anestesiado, o cirurgião localiza a artéria que nutre a hemorroida doente por por meio de um mini ultrassom doppler.

Então, esta artéria tem seu fluxo interrompido e, através de uma sutura o cirurgião reposiciona a hemorroida exteriorizada novamente no interior do ânus.

O período de internação é curto (menos de 24 horas).

Cirurgia de hemorroidas com laser

A cirurgia de hemorroidas com laser é usada para pacientes com sangramentos persistentes, e que as hemorroidas não tenham saído muito para fora do ânus.

Com o paciente anestesiado, o cirurgião, utilizando o laser, interrompe o fluxo sanguíneo na hemorroida doente, interrompendo o quadro de sangramento.

Na cirurgia de hemorroidas com laser não é necessário realizar cortes/ incisões na borda do ânus.

O período de internação é curto e o pós-operatório bastante confortável.

Tratamento das hemorroidas com ligadura elástica

Esta é uma boa opção de tratamento para pacientes com hemorroidas que sangram prolapsam um pouco mais. 

Para este procedimento o Dr. Carlos usa uma pistola automática para ligadura de hemorroida. 

Diferente da ligadura elástica tradicional, que utiliza pequenos elásticos, este equipamento é munido de um fio elástico, de polímero médico, que não perde atenção da ligadura da hemorroidas. 

A ligadura é mais eficiente, e o resultado mais rápido do que a ligadura tradicional.

O Dr. Carlos foi o pioneiro na utilização desta pistola com fio elástico no Brasil. Este equipamento é utilizado há bastante tempo nos serviços de proctologia da Europa.

Este procedimento é realizado preferencialmente no centro cirúrgico para conforto e segurança do paciente.

Remoção de hemorroidas com laser de CO2

Para resolver alguns casos, bastante específicos, em que o paciente tem apenas uma hemorroida que frequentemente inflama e desinflama (sempre a mesma hemorroida, no mesmo lugar) pode ser utilizada a técnica de remoção desta hemorroidas com laser de CO2. 

O Dr. Carlos aplica o laser de CO2 no tecido, provocando uma dissecção delicada, sem queimaduras, e, simultaneamente, um estímulo à cicatrização tecidual.

A recuperação é bastante rápida e livra o paciente de uma grande crise de hemorroida. 

Tratamento de hemorroidas por técnica de grampeamento

Esta é uma técnica consagrada na proctologia. Aplica-se a casos de hemorroidas complexas, difusas, com bastante prolapso e sangramentos.

Utilizando um grampeador cirúrgico , que faz uma secção circunferencial do reto próximo ao ânus e simultâneo grampeamento, a circulação sanguínea é interrompida e o tecido prolapsado é novamente fixado novamente dentro do ânus. Esta técnica é realizada no Centro cirúrgico sob anestesia.

Perguntas frequentes
As técnicas minimamente invasivas – Para tratamento de hemorroidas são realizadas no consultório?

Não. Para segurança e conforto do paciente os procedimentos  são realizados no centro cirúrgico, com monitorização dos sinais vitais, toda a assepsia e a assistência do médico anestesista. Alguns casos selecionados de casos de remoção de hemorroidas com laser de CO2, podem ser realizados no consultório.

As técnicas minimamente invasivas para tratamento de hemorroidas são realizadas com o paciente acordado?

Não. Através da assistência do médico anestesista, o paciente não participa do procedimento estando totalmente sedado ou anestesiado. Terminado o procedimento o paciente é despertado pelo médico anestesista.

Para um procedimento usando técnicas minimamente invasivas para tratamento de hemorroidas preciso ficar internado?

Sim, mas é uma internação curta, durando menos de 24 horas.

Como é a recuperação de um um procedimento usando técnicas minimamente Invasivas para tratamento de hemorroidas?

Todas as orientações são individualizadas, conforme seu caso. Além disso, você terá o suporte do Dr. Carlos e sua equipe no período de recuperação.

Uma vida livre de incômodos?

podemos te ajudar.